Coordenação

Prof.ª Dr.ª Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Coordenação Adjunta

Prof.ª Dr.ª Déborah Machado dos Santos

Informações Gerais

 

  • O Curso de especialização em Enfermagem em Estomaterapia é regido pelo Conselho Nacional de Educação através da Resolução MEC 01/2007 do Ministério da Educação, e internamente, atende a sua Deliberação específica (034/2002) aprovada pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

  • Destina-se à atualização e à ampliação de conhecimentos técnico-profissional conferindo o Certificado de ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA.

  • O aluno fará jus ao Certificado de Especialista desde que seja aprovado em todas as disciplinas do curso e no Trabalho de Conclusão de Curso e não esteja em débitos de documentos, de livros na biblioteca e outros, junto à Coordenação de Ensino de Pós-Graduação/Lato Sensu da ENF/UERJ.

Organização e Ofertas de Disciplinas

  • O conteúdo das aulas será desenvolvido por um corpo docente efetivo da ENF/UERJ e por professores convidados, em função do seu notório saber.

  • As avaliações das disciplinas são feitas através de provas escritas, confecção e apresentação de estudos de caso através de seminários, desempenho no estágio e entrega de projeto e Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de artigo científico ou monografia.

  • Todas as avaliações constarão do calendário do curso e sempre estará afixado na Secretaria de Pós-graduação/Lato Sensu da FEUERJ.

  • O curso adota materiais escritos e ilustrações pertinentes aos conteúdos em modo digitalizado (CD) e/ou impresso como forma resumida e organizada de trabalhar seus conteúdos. Este recurso didático, não exclui a bibliografia que fica a critério de cada professor e também a necessidade de aprofundamento dos conteúdos abordados em sites e bibliotecas virtuais indicados pela coordenação do curso.

  • A disciplina de Metodologia Científica é obrigatória para todos os alunos, exceto os que já tenham cumprido uma carga horária superior em programas de pós-graduação strictu sensu (MESTRADO E DOUTORADO).

  • A carga horária total do curso é de 375 horas (25 créditos) e está prevista na Deliberação Nº034/2002. Devem ser realizadas 315 horas em disciplinas obrigatórias e 60 horas em disciplinas eletivas. Suas disciplinas são ofertadas todos os sábados do mês na modalidade presencial, no horário de 08:00 às 17:00 horas, com duração de 12 meses.

Disciplinas Obrigatórias​

Fundamentos da Assistência de Enfermagem no manejo das ostomias

90h

segundo semestre

Suportes Assistenciais em Enfermagem em Estomaterapia

105h

primeiro semestre

Tópicos Especiais em Estomaterapia para a Enfermagem

75h

segundo semestre

Metodologia Científica na Resolução de Problemas

45h

primeiro e segundo semestres

Disciplinas Eletivas

Sistematização da Assistência de Enfermagem

30h

segundo semestre

Dinâmica do Relacionamento Interpessoal

30h

primeiro semestre

Política de Saúde

30h

segundo semestre

Pedagogia das Ciências de Saúde

60h

primeiro e segundo semestres

Estágio

Todo aluno deverá realizar estágio supervisionado acompanhado de preceptores, no período diurno, variável de acordo com a disposição dos campos de estágio e em conformidade com o cronograma a ser determinado pelo Coordenador. O estágio ocorrerá durante a vigência das disciplinas teóricas.