Corpo docente

Adriana Bispo alvarez_edited.jpg

Adriana Bispo Alvarez

Enfermeira, Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Enfermeira Estomaterapeuta (UERJ). TiSOBEST. Professora Adjunta do Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estomaterapia (GEPEST UFRJ-MACAÉ). Coordenadora do Projeto de extensão Estomaterapia: integrando ações de cuidado e orientação à comunidade (EFINC UFRJ-MACAÉ). Orientadora da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Estomaterapia (Lacenfe UFRJ-MACAÉ).

Adriana de oliveira Pinheiro_edited.jpg

Adriana de Oliveira Pinheiro

Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização, com 400 horas, em Enfermagem Aeroespacial pela Faculdade Unyleya. 2019 2008 Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Enfermagem do Trabalho, pela Faculdade Souza Marques.

Curso de Extensão Universitária em Enfermagem Aeroespacial pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica. 1990-1994 Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, pela Universidade Federal Fluminense

Suboficial da Força Aérea Brasileira - 1996 - até o presente momento; Instrutora de Treinamento Fisiológico no Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE-FAB) - 1996 - até o presente momento. O IMAE tem como missão desenvolver o ensino, a pesquisa, o aperfeiçoamento, o treinamento e a instrução da Fisiologia Aeroespacial; Instrutora de Night Vision Gogles - NVG - 2002 - até o presente momento; Instrutora dos Cursos Operacionais (APH) do Instituto de Medicina Aeroespacial - 2010 - até o presente momento; Professora da Disciplina Enfermagem Hiperbárica no Curso de Especialização em Estomaterapia da UERJ - 2014 - até o presente momento;

Alessandra Zanei Borsatto.jpg

Alessandra Zanei Borsatto

Enfermeira oncologista e estomaterapeuta HC IV/INCA. Residencia em enfermagem oncologica INCA; Pos graduacao em estomaterapia UERJ; mestrado em enfermagem UERJ; membro do comite cientifico, docente e tutora da pos graducao em cuidados paliativos Americas/IPEMED

André Maciel da silva_edited.jpg

André Maciel da Silva

Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HFA.
Cirurgião Oncológico do INCA.
Diretor da Seção de Cirurgia Oncológica do Núcleo Central do CBC.

Camila Cantarino Nascentes.png

Camila Cantarino

Enfermeira EstomaterapeutaTI-SOBEST, possui Mestrado em Enfermagem - DESP - EEAN - UFRJ (2015),  as seguintes especializações: Oncologia Multiprofissional - Albert Einstein - Instituto Israelita de Pesquisa e  Ensino (2021),  Enfermagem em Estomaterapia - EEUSP - USP (2009), Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social - ENSP – FIOCRUZ (2008), Enfermagem Dermatológica - UGF (2008) e Graduação em Enfermagem – EEAN - UFRJ (2006). Em suas atividades profissionais Camila Cantarino atuou no cenário da Saúde Pública implementando Polo da Baixada Litorânea do Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, atuou como Assessora Técnica de Treinamento em uma Mutinacional de equipamentos de estomia e curativos, atuou  em treinamentos, palestras e eventos científicos em todas as áreas da estomaterapia. Já participou e organizou diversas reuniões de grupos de pessoas com estomia. Atuou como secretária da SOBEST Seção Rio de Janeiro e como Membro do Conselho Científico da SOBEST Nacional. Atuou como enfermeira estomaterapeuta na Clínica  Benedita M.R. Deusdará Rodrigues - da Policlínica Piquet Carneiro - UERJ. Atua como professora convidada da especialização de enfermagem em estomaterapia na UERJ desde 2013 e como enfermeira estomaterapeuta em cuidados domiciliares. 

Ainda sem nome2.jpg

Camila Drumond Muzi

Enfermeira Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer. Médica pela UNIRIO e Clínica Geral pelo Hospital Adventista Silvestre (HAS). Mestre pela ENSP-Fiocruz e Doutora pelo IESC-UFRJ. Enfermeira do Serviço de Cirurgia Abdômino-pélvica do Inca. Médica  das unidades semi-intensiva dos Hospitais Copa e Quinta Dor e da UTI do HAS.

Camyle de Melo dos.jpg

Camyle de Melo dos Santos

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense - UFF (2018). Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2008), especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Fundação Técnico-educacional Souza Marques em convênio com a Seiton Cursos Preparatórios e de Aperfeiçoamento Profissional Ltda (2010), especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente exerce a função de Clinical Specialist da 3M do Brasil Ltda, desenvolvendo atividades técnico-educacionais em Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e Acesso Vascular.

Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Atualmente exerce a função de Clinical Specialist da 3M do Brasil Ltda, desenvolvendo atividades técnico-educacionais (treinamentos, palestras e capacitações) em Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e Acesso Vascular.

CARLA BARROS.jpg

Carla Barros

Graduação UFRJ, Pós-Graduação Estomaterapia UERJ.

Especialização em MBA Gestão em Saúde e Administração Hospitalar UNESA, Especialização em Cardiologia UGF.

Membro da Diretoria da Associação Municipal dos Ostomizados RJ AMORJ   

f8da6e5a-1d9f-4f01-90fa-50dbf1e7f970.jpg

Carolina Cabral P. Da Costa

Doutora (2019) e Mestre (2013) em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Linha de Pesquisa II - Intitulada: O Trabalho e a Formação em Saúde e Enfermagem; Especialista em Estomaterapia TiSOBEST (Titulada pela Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST) e Especialista em Enfermagem do Trabalho, ambos pela UERJ; Graduada em Enfermagem pela UERJ (2010); Professora Assistente do Departamento Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ; Professora dos cursos de Pós graduação em Estomaterapia e em Enfermagem Clínica, da UERJ. Membro do Comissão Científica seccional da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa “O mundo do trabalho como espaço de produção de subjetividade, tecnologias e formação profissional em saúde e Enfermagem - (ENF/UERJ)”. Tem experiência na área de Ensino, enfermagem clínica, saúde do trabalhador, estomaterapia, clínica cirúrgica, administração em enfermagem e pesquisa em enfermagem. Atuação em Pesquisas nas seguintes áreas: Saúde do Trabalhador; Enfermagem Clínica; Formação e Educação Profissional; Enfermagem em Estomaterapia, Tecnologias do cuidado.

Clinica Estomaterapia UERJ 2021 ALTA-42.jpg

Caroline Oliveira

Mestranda da Faculdade de enfermagem da UERJ.

Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela UERJ (2018/2019). Graduada em Enfermagem pela UNIABEU (2006/2010). Preceptora de estágio do curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde maio de 2019 e Enfermeira Estomaterapeuta na referida clínica atuando na assistência as pessoas em necessidade de Estomaterapia desde junho de 2017. Enfermeira plantonista da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Federal do Andaraí desde janeiro de 2021. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ). Experiência na área de cuidados intensivos, emergência, ensino e preceptoria e Estomaterapia.

Catarina de Melo Guedes.jpg

Catarina de Melo Guedes

Enfermeira assistencial em hospital público e privado
Representante técnica de vendas e especialista de produto da empresa Hollister (distribuidor)
Supervisora de enfermagem do programa convive de atendimento às pessoas com estomias de eliminação da empresa Convatec
Representante de vendas da empresa Coloplast
Professora convidada da pós-graduação em Estomaterapia da UERJ.

Danielle de Mendonça Henrique_edited.jpg

Danielle de Mendonça 

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ – Subárea paciente crítico. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia em Saúde e Enfermagem no Contexto da Segurança do Paciente em Ambiente Hospitalar – UERJ.
Membro da diretoria da Sociedade Nacional de Queimaduras (2022) 
Editora Chefe da Revista Brasileira de Queimaduras

Ainda sem nome 3.jpg

Dayse Carvalho 

Mestrado em Enfermagem pela UERJ.
Especialista em Estomaterapia pela
UERJ. Coordenadora da Comissão de
Curativos do Hospital Universitário
Pedro Ernesto - HUPE/UERJ.

Doutora em Enfermagem pela UERJ

Estomaterapeuta TISOBEST

Professora colaboradora do curso de Pós
Graduação em Enfermagem em
Estomaterapia da UERJ. Coordenadora
do Grupo de Trabalho de Prevenção de
Lesão por Pressão do Núcleo de
Segurança do Paciente - HUPE/UERJ.

Diana Amado Baptista.jpg

Diana Amado Baptista

Bibliotecária da Biblioteca CB/B - Biomédica B (Áreas: Enfermagem e Odontologia) da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ desde 2014;
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz (2020 - em andamento);
Especialização em Ergodesign de interfaces: usabilidade e arquitetura de informação pela PUC-RIO (2014-2015);
Bacharel em Biblioteconomia - UNIRIO(2010)

Fotógrafo.jpg

Diogo Pagnoncelli

Biólogo, especialista em tubarões e raias.
Mestre em ecologia e evolução UERJ
Fotógrafo especializado em Casamentos e família.
Professor de fotografia para a pos graduação da rede ARCALIS de odontologia.
Docente da pós-graduação em Estomaterapia da ENF/UERJ

Élissa Jôse Erhardt.jpg

Élissa Jôse Erhardt

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Pós-graduada em Estomaterapia. Terapeuta Integrativa pela ABRATH. Pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Mestre Reikiana. Terapeuta Floral. Auriculoterapeuta. Reflexologista Podal.

Eugenio Fuentes Pérez Júnior_edited.jpg

Eugenio Fuentes Pérez Junior

Doutor em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ-2019), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ-2012), possui Especialização em Podiatria clínica na Universidade do Estado do Amazonas (2020), Especialização Enfermagem em Dermatologia Faculdade Don Alberto (2019), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes- Instituto A Vez do Mestre -IAVM (2008), Especialista em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ- 2003). Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Laserterapeuta certificado pelo Instituto Ricardo Trajano ( 2018). Habilitado em podiatria Clínica pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ-2018). Professor de Enfermagem Clínica, atua desenvolvendo pesquisas nas áreas de: Enfermagem Clínica; laserterapia de baixa intensidade; Podiatria clínica, Práticas avançadas em enfermagem, Tecnologias; Inovações tecnológicas ; cuidado de enfermagem, Saúde do trabalhador, Processo de trabalho e  Sociologia do trabalho.

Fernanda Brito Bastos.jpg

Fernanda Brito Bastos 

Graduada em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida (2017).
Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela UERJ(2018/2019).
Enfermeira Especialista em Docência pela Unileya (2019/2020)
Responsável Técnica do  R. Solano Residencial Para Idosos desde 2018.  Docente e Preceptora em Saúde do Idoso dos Cursos de Saúde do SED VILA.
Integrante do Projeto de Extensão Vivendo com Autocateterismo(ENF/UERJ)
Experiência na área de Gerontologia, Estomaterapia, Docência, Preceptoria, Gestão em Saúde e Medical Device.

Fernanda Henriques.jpg

Fernandes Henriques

Graduaçao em Enfermagem Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009).
Especializaçao em Estomaterapia pela
UERJ (2019).
Mestre em Enfermagem pela UERJ (2015).
Membro do Grupo Técnico de Acessibilidade e Reabilitação, Coren- RJ
Associada SOBEST.
Coordenadora do Projeto de Extensão  "Apoio a adesão ao Cateterismo intermitente limpo" - DEPEXT/UERJ.
Supervisora Clinica na Policlinica Piquet Carneiro - UERJ
Docente do Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia - UERJ.
Preceptora da Clinica de Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues - PPC/UERJ. 

Sem nome 7.jpg

Gesiane Dos Santos Trivino

Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ 
Pós-graduada em Estomaterapia-UERJ 
Secretária Seccional-SOBEST
Habilitada em podiatria - UERJ 
Enfermeira membro da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Federal Cardoso Fontes 
Enfermeira responsável pela Área Técnica de Cuidados à Pessoa com Ferida - Coordenação da Área Programática 5.1 - SMS - RJ.

Graziele Ribeiro Bitencourt_edited.jpg

Graziele Ribeiro Bitencourt

Enfermeira. Doutora em Ciência do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal. Fluminense(UFF). Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UniRIO). Professora Adjunta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)/ Campus Macaé. Enfermeira Assistencial no Hospital Universitário Gaffrée e Guinlepela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG/UniRIO). Conteudista e responsável ela página "Cuidados básicos de enfermagem (CBE) em mídias sociais.

Helena Ferraz Gomes_edited.jpg

Helena Ferraz Gomes

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC) - Área Clínica. 
Coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde do Adolescente ENF/UERJ
Coordenadora do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da ENF/UERJ
Atuação Teórico-Prática em Terapia infusional, Saúde do Adolescente, Cuidados clínicos

Janaína Mengal Gomes

Professora Assistente  de Saúde Mental da UERJ. 
Enfermeira do Instituto  Nacional de Traumatologia  e Ortopedia- INTO atuando na Área de Gestão do Instituto. 

Doutoranda do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde/UFF

Coordenadora do Grupo de Pesquisa   ETOCEG- Enfermagem em Traumatologia e Ortopedia: Cuidado, Ensino e Gestão. 

Coordenadora do Projeto  de Extensão na Fenf/UERJ Cuidadores  Interantes

Junia Leonne Dourado de Almeida Lima.jpg

Junia Leonne Dourado

Enfermeira e Fisioterapeuta. Mestre em Enfermagem (UNICAMP) Especialidades:  Estomaterapeuta TiSOBEST (UNICAMP), Enfermagem Obstétrica (Universidade Adventista de São Paulo - UNASP) e Especialista em Controle e Prevenção de Infecção (UFMG). Fisioterapeuta especialista em Reabilitação do Assoalho Pélvico e Tratamento de Incontinência Urinária (UNIFESP); Saúde da Mulher (UNICID) e Saúde da Mulher no Climaterio (Faculdade de Saúde Pública/USP). Proprietária da Clinica FISIO & ENF: Centro Integrado de Saúde da Mulher e Tratamento de Incontinência Urinária.

Karina Chamma Di Piero_edited.jpg

Karina Chamma Di Piero

Doutora em clínica médica (Faculdade de Ciências Médicas da UFRJ), mestre em Saúde Coletiva (IFF/FIOCRUZ), especialista em enfermagem clínica médico-cirúrgica (UNIRIO - MB), enfermagem dermatológica (UGF), estomaterapia (UERJ), qualidade em saúde e segurança do paciente (ENSP-FIOCRUZ) e capacitada em pé-diabético (SMSDCRJ). Atuação profissional: servidora federal - HUCFF/UFRJ - Coordenadora da Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), preceptora de residencia multiprofissional do HUCFF-UFRJ, professora convidada dos cursos de graduação de enfermagem e terapia ocupacional da UFRJ, além da pós graduação de estomaterapia da UERJ. Consultora em feridas, estomas e incontinência.

Ligia Abreu

Nutricionista, Mestre em Nutrição Clínica pela UFRJ, Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo Senac RJ e Graduada pela UFF. Docente de Gastronomia na UFRJ e no Senac RJ. Docente de cursos Técnicos em Nutrição no Senac RJ e no Colégio Carlos Gomes. Colaboradora do Projeto de Extensão do INJC/UFRJ intitulado Práticas Culinárias e Obesidade.

Livia Nunes Rodrigues Leme.jpg

Livia Nunes Rodrigues Leme

-Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
-Especialista em Estomaterapia pela UERJ, em Enfermagem em Oncologia pela USCS e em Farmacologia pela UCDB.
-Enfermeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.
-Enfermeira no CTI e na Hematologia do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF-RJ.

Ainda sem nome 8.jpg

Luana Ferreira De Almeida

Enfermeira - UERJ;
Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva - UERJ;
Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente - Fiocruz;
Mestrado em Enfermagem - UERJ;
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde - UFRJ
Docente do Departamento da Faculdade de Enfermagem da UERJ;
Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HUPE / UERJ;
Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP);
Membro do Comitê Estadual de Segurança do Paciente - RJ;
Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Segurança Medicamentosa - SOBRASP;
Membro do Conselho Científico - SOBRASP

Lucian da Silva Viana.jpg

Lucian da Silva Viana

Enfermeiro, Bacharel com habilitação em Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestrado em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA e Especialização em Pesquisa Oncológica pelo Centro de Pesquisa (INCA). Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (INCA) e Especialista em Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente é Enfermeiro Oncologista do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG/UNIRIO). E discente do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca na Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Manuela de Mendonça Figueirêdo.jpg

Manuela de Mendonça 

Enfermeira. Estomaterapeuta. Doutora em Cuidados Clinicos em Enfermagem e Saúde. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará

Márcia Silva de Oliveira_edited.jpg

Márcia Silva de Oliveira

Enfermeira Doutora em  Bioética, ética aplicada e saúde coletiva.ENSP/FIOCRUZ/PPGBIOS Mestre em ciências Ensp/Fiocruz  Especialista em Bioética e Etica aplicada IFF /Fiocruz.

Licenciatura em Enfermagem - UFRJ.

Atuou na área Equipe Multidisplinar  de terapia Nutricional durante 15 anos EMTN/HUPE/UERJ.

Maurício Cuppello Peixoto.jpg

Maurício Cuppello Peixoto

Graduado em enfermagem, mestrado e doutorado (em Biologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem ampla experiência acadêmica nas áreas de bioquímica, farmacologia básica e avançada, fisiologia e enfermagem médico cirúrgico. Atuou como enfermeiro emergencista pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do estado do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) coordenando e atuando na primeira Unidade de Pronto Atendimento de São Gonçalo (UPA 24H Colubandê). Professor universitário com mais de 12 anos de atuação bem como experiência em áreas de gestão acadêmica como coordenação de curso e coordenação de indicadores de qualidade acadêmica. Fez parte  da equipe que aumentou o Índice Geral de Cursos (IGC) do IBMR em 63 pontos entre os períodos de 2014 a 2018. Atualmente atua como coordenador de curso de enfermagem da Unigranrio, e professor nas instituições IBMR e na Universidade de Vassouras. Ainda é responsável por projetos em temáticas de inovação tecnológica em saúde e educação atuando como sócio-coordenador acadêmico da plataforma de ensino IBSEL (Instituto Brasileiro de Saúde Euclides Leite).

Monica de Fátima Bolzan.jpg

Mônica de Fátima Bolzan

Pós graduação em Oncologia pelo INCA. 
Enfermeira do HCIV, desde 2008.​​

Norma Valéria.jpg

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). É professora permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Enfermagem da UERJ. É procientista da UERJ e bolsista de produtividade do CNPq. É líder do grupo de pesquisa: O mundo do trabalho como espaço de produção de subjetividade, tecnologias e formação profissional em saúde e enfermagem. Também foi presidente seccional da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) do Rio de Janeiro (2018-2020). Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Enfermagem em Estomaterapia e Enfermagem Cirúrgica. Atua principalmente nos seguintes temas: subjetividade e trabalho, saúde do trabalhador, organização e processo de trabalho em saúde e enfermagem, estomaterapia, formação de enfermagem, inovação e tecnologia.

e66546e2-63e4-42d1-82cc-af0e172e7e3d.jpg

Patrícia Alves dos Santos Silva

Doutoranda em Enfermagem pela ENF-UERJ. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Scrito Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ) - 2014/2016. Especialista em Estomaterapia pela ENF-UERJ (2011-2012). Docente da UNESA. Enfermeira da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro. Coordenadora técnica e preceptora do curso de Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia da ENF/ UERJ. Secretária da Seção SOBEST RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ).

Integra a Comissão Científica da Seção SOBEST_RJ

Ainda sem nome1.jpg

Patrícia Britto Ribeiro

Doutoranda e Mestre em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Especialização nos moldes de residência em Enfermagem em Clínica e Cirúrgica pela UNIRIO/MS. Especialista em Controle de Infecção em Assistência á Saúde pela EEAAC/UFF. Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.   Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenação do Laboratório de Simulação e Habilidades de Enfermagem

Patrícia Serrão Abelha.jpg

Patrícia Serrão Abelha

Graduação em Enfermagem (12/2001)
Faculdade de Enfermagem Luíza de Marilac – São Camilo/RJ

Especialização de Enfermagem em Dermatologia (2018)
Universidade Estácio de Sá 

Proficiência em Onco-Hematologia, Quimioterapia e Transplante de Medula Óssea (2010 a 2013)
HEMORIO
Instituto Estadual de Doenças Oncohematológicas Arthur de Siqueira Cavalcanti

Especialização de Enfermagem de Alta Complexidade e Emergência (2007)
Universidade Gama Filho

Laserterapia em Lesões Cutâneo-mucosas (2019)
Zion Curso

Experiência de mais de 20 anos atuando em coordenação e gestão, docência, preceptoria de graduação e residência.

Áreas de Terapia Intensiva, Emergência, Quimioterapia, Transplante de Medula Óssea, Clínica Médica e Cirúrgica, Oncologia, Educação Permanente, Comissões de Curativos, Núcleo de Segurança do Paciente, Qualidade, Auditoria interna, entre outras.
Gestão de processos, consumo de insumos, padronizações, estruturação de comissões (curativos, acessos venosos, segurança do paciente, prontuários).
Acreditação Hospitalar (ONA, Joint Commission, Qmentum).

Paula De Araújo.jpg

Paula de Araújo Nicolini

 Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF (2004)

Especialista em enfermagem neonatal/UERJ (2005)

Mestre em enfermagem em Saúde da criança, com ênfase em crianças com necessidades especiais de saúde/EEAN UFRJ (2021)

Membro do grupo de pesquisa CRIANES/UFRJ

Gestora da UTI neonatal cirurgica do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ.

Priscila Brigolini Porfírio.jpg

Priscila Brigolini Porfírio 

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutora em Enfermagem pela Rutgers School of Nursing/Newark/NJ/USA. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Vinculada ao Núcleo de Pesquisa de Enfermagem Hospitalar (NUPENH). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2007) e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-2004). Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ:2017-2018). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia Internacional (FATEC-2012). Desenvolve atividades de pesquisa e extensão sobre assistência de enfermagem ao paciente estomizado, educação para a saúde do e cuidado de enfermagem ao paciente hospitalizado. Atua no ensino de graduação em Enfermagem (2010-atual) por meio de atividades teóricas, práticas e teórico-práticas nas áreas: Enfermagem Médico-Cirúrgica - linha de pesquisa Enfermagem Hospitalar, Estomaterapia (feridas, incontinências e estomias), DIP (doenças infecto-parasitárias) e Dermatologia. Coordenadora Geral do Projeto de Extensão: Aprendendo a viver com uma ostomia - EEAN / UFRJ.

Sem nome 4.jpg

Priscila Francisca Almeida

Doutoranda em Enfermagem na linha de pesquisa: Trabalho, Educação e Formação Profissional em Saúde e Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Enfermagem (UERJ). Estomaterapeuta (UERJ). Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.  Preceptora do curso de especialização modalidade residência de enfermagem em clínica cirúrgica da UERJ.  Enfermeira chefe da unidade de cirurgia geral e coloproctologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Ainda sem nome 5.jpg

Priscilla Farias Chagas

Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), pós graduação lato sensu em estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), mestre em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021), Cursando MBA em gestão empresarial pelo Instituto Nacional de Educação e Extensão e cursando doutorado em Biofotônica aplicada as ciências da Saúde pela Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de estomaterapia e coordenação em núcleo de lesão, na assistência domiciliar e com preceptoria. Atua principalmente nos seguintes temas: estomaterapia, análise de custo, fotobiomodulação (lasers e leds), assistência domiciliar.

Roberto Silva.JPG

Roberto Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É Professor Associado IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências. É Pesquisador Líder do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS/CNPq e Coordenador do Laboratório de Simulação e Avaliação de Usabilidade e Fator Humano da UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - ATS, avaliação de usabilidade e fator humano e segurança do paciente. 

ROGÉRIA RODRIGUES PIRES_edited.jpg

Rogéria Rodrigues Pires

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1991). Especialista em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté – UNITAÚ (2001) – Associada a Sobest.
Foi professora convidada a ministrar aulas no Cuidados com Feridas e Ostomias do Curso de Pós Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva da antiga Universidade Gama Filho (UGF) ministrando aulas no RJ e Manaus; Curso de Pós Graduação em Enfermagem Dermatológica (UNISUAM); Curso de Pós Graduação em Terapia Nutricional – ID’or; Curso de Pós Graduação em UTI da Faculdade Veiga de Almeida. Curso de Pós Graduação em Estomaterapia na Universidade Federal de Juiz de Fora ministrando aulas de Cuidados com Feridas, Estomias e Incontinência. Foi Enfermeira Plantonista em Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca do Hospital Pró-Cardíaco e Coordenadora da  Comissão  de Curativo (1995 a 2006); Foi Assessora Técnica do Distribuidor da Coloplast – DUO - comercializava dispositivos e serviços médicos relacionados a estomia, ,tratamento de feridas e Incontinência ( 2005 – 2007) ; Trabalha na empresa Coloplast do Brasil - fabrica e comercializa dispositivos e serviços médicos  relacionados a estomia, Urologia ,tratamento de feridas e Incontinência, onde atuou como responsável pelo Programa Coloplast Ativa com orientações educacionais a profissionais  e Ostomizados em todo o Estado do Rio de Janeiro;  Assessora Técnica responsável por Capacitações e treinamentos , Workshops em vários Estados como : RJ e Estado , SP, AC, BA, DF, ES , GO, MT, MG, PA, PR, RS, TO, CE, AC, AP e atualmente atua como Especialista de Marketing Clínico com Capacitações e Treinamentos para a equipe interna. Tem experiência prática na área de Cuidados Intensivos (Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca Adulto e Infantil), emergência, Comissão de Curativos, Enfermagem em Estomaterapia (feridas, estomias e incontinência), Palestrante, Ensino e saúde, Educação Permanente (palestrante em diversos Congressos, Simpósios, Jornadas com várias temáticas dentro da área de estomaterapia).

Samira Silva Santos Soares.jpg

Samira Silva Santos

Enfermeira, Especialista em Enfermagem do Trabalho, 
Saúde Pública e Auditoria dos Serviços de Saúde.
Mestre em Enfermagem EEAN/UFRJ.
Doutoranda em Enfermagem ENF/UERJ.
Docente da Pós-graduação em Estomaterapia da ENF/UERJ.

Ainda sem 6.jpg

Tatiane Da Silva Campos

Enfermeira e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais de Saúde pela UFMG; Especialista em Nefrologia multidisciplinar pela UFMA. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela ENSP/FIOCRUZ. Professora Assistente do departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Residência de Enfermagem em Nefrologia e Ética profissional / Bioética.

Thaisa Santos.jpg

Thaisa Dantas

Publicitária com ênfase em marketing pela ESPM.
Pós graduada em administração empresarial pela FGV.
7 anos de experiência na Ambev, assumindo posição de gerente por áreas de recrutamento, RH, gestão, vendas, marketing e finanças.
Coordenadora de expansão comercial das regiões Norte, Nordeste e centro-oeste no Ifood.

Vinícius N_edited.jpg

Vinícius N. Branco

Advogado com atuação nas áreas do Direito Civil, Empresarial e Tributário. 
Pós Graduado em Direito Tributário pela Universidade Candido Mendes.
Professor com experiência em ministrar aulas sobre as referidas áreas de atuação, sobretudo destinadas ao empreendedorismo.