Campos de estágio
Comissão de Curativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto - CCHUPE
Missão:
Desenvolver atividades de assistência, administração, ensino, pesquisa e extensão na área de feridas, estomias, fístulas, cateteres e drenos nas diversas áreas de atuação do Hospital Universitário Pedro Ernesto, por meio de um trabalho em equipe multidisciplinar.
Visão:
Orientar a prática segura na padronização de atendimentos assistenciais na prevenção e promoção de cuidados com a pele baseada em evidências científicas.
Descrição:
A CCHUPE teve início em 1999, sendo reorganizada em 2013, vinculada à Coordenadoria de Enfermagem inserida no HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO/UERJ. Atualmente conta com duas estomaterapeutas e uma técnica de enfermagem para prestar assistência à pessoas em situação de estomaterapia. Este setor realiza também preceptoria, servindo de campo de prática ambulatorial para especializandos do curso de estomaterapia da Faculdade de Enfermagem e residência de enfermagem da UERJ.
Sobre a clínica
A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ) inaugurou no dia 21 de junho de 2016 a Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita M. R. Deusdará Rodrigues, na Policlínica Piquet Carneiro, unidade pertencente ao complexo de saúde da UERJ.
Esta foi uma data marcante para a profissão e um marco na qualidade da assistência ofertada à população com feridas, estomas e incontinência, uma vez que há uma demanda reprimida e crescente por este tipo de atendimento, sobretudo, com gratuidade.
Ademais, ressalta-se que a concretização deste sonho há muito idealizado contribui para alavancar ainda mais a excelência do ensino em estomaterapia da ENF/UERJ. Pois, ofertamos um campo de estágio que concentrará o aprendizado prático em um só espaço, evitando a fragmentação do processo ensino-aprendizagem. Além disso, a Clínica foi construída com base nos parâmetros e recomendações teóricas, atua com recurso humano capacitado e com elevada experiência no cuidado em estomaterapia, favorecendo assim, a integração teoria-prática e o desenvolvimento do ensino especializado.
Tem-se também a possibilidade de produzir um vasto conhecimento a partir de pesquisas de natureza diversa, ou seja, pesquisas experimentais e quase-experimentais; estudos epidemiológicos, pesquisas com abordagem qualitativa; testagens de modelos assistenciais; inovações tecnológicas; criações de patentes; elaboração de modelos gerenciais. Enfim, uma multiplicidade de possibilidades, pois a Clínica configura-se como um berçário de produção científica da Enfermagem e da área da saúde.
A concretização da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita M. R. Deusdará Rodrigues ocorreu por meio de auxílio financeiro da FAPERJ e pelo apoio e incentivo de inúmeras pessoas pertencentes ao quadro de funcionários da UERJ, da Policlínica Piquet Carneiro e da Faculdade de Enfermagem.
Neste sentido, agradecemos a todos que contribuíram para que este sonho se realizasse.
Clínica de Estomaterapia
Estomas
Feridas
Incontinências
O que é a Clínica de Estomaterapia?
É um espaço especializado para atender pessoas com problemas ligados à área da Estomaterapia (feridas, incontinências e estomas), com o objetivo de prestar um cuidado seguro e de excelência à população.
Quem pode ser atendido na Clínica?
Pessoas com feridas de diversas causas, estomas e incontinências anal e urinária, oriundos do município do Rio de Janeiro, através de demanda espontânea, encaminhamento pelas Clínicas da Família e/ou pacientes que são atendidos na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).
Avenida Marechal Rondon, 381 - 2º andar
São Francisco Xavier - Rio de Janeiro - RJ
(Próximo à estação de trem São Francisco Xavier)
Horário de atendimento: Segunda a sexta: 08:00 às 17:00
Telefone de contato: (21) 2566-7322
Enfermeiros da clínica
Cinthia Cristine Rosa
(Enfermeira Chefe)
Enfermeira da Policlínica Piquet Carneiro. Coordenadora da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues (PPC/UERJ). Pós graduanda do Curso de Enfermagem em Estomaterapia (FENF/UERJ). Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica nos Moldes de Residência / UNIRIO (2010). Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ (2007). Coordenadora do projeto de extensão "Tecnologias de grupos educativos como estratégia para o cuidado às pessoas em situação de estomaterapia" (PPC/UERJ). Tem experiência na área de: clínica médica, clínica cirúrgica, emergência, terapia infusional de imunobiológicos e gestão em enfermagem.
Caroline Rodrigues
Mestre em Enfermagem e Especialista em Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Enfermeira da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Universitária Piquet Carneiro.
Coordenadora técnica e preceptora do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia da ENF/ UERJ.
Fernanda Henriques
Especializaçao em Estomaterapia pela UERJ (2019)
Mestre em Enfermagem pela UERJ (2014)
Graduaçao em Enfermagem FENF- UERJ (2009)
Associada SOBEST
Coordenadora do Projeto de Extensão "Apoio a adesão ao Cateterismo intermitente limpo"
Supervisora Clinica Da Policlinica Piquet Carneiro - UERJ
Docente do Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia - UERJ
Preceptora da Clinica de Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues - PPC/UERJ
Lucas Malta Souza
Enfermeiro estomaterapeuta, preceptor da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro. Mestre pela EEAN/UFRJEnfermeiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ/EEAN), especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Enfermagem em Clínica Médica pela residência do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Foi professor temporário da EEAN/UFRJ no Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (2019-2021). Tem experiência prática na área de Enfermagem, atuando principalmente nos temas: Saúde do adulto hospitalizado (clínica médica e terapia intensiva), estomaterapia (ferias e estomias), ensino em saúde e educação permanente.
Patrícia Alves dos Santos Silva
Doutoranda em Enfermagem pela ENF-UERJ. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Scrito Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ) - 2014/2016. Especialista em Estomaterapia pela ENF-UERJ (2011-2012). Docente da UNESA. Enfermeira da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro. Coordenadora técnica e preceptora do curso de Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia da ENF/ UERJ. Secretária da Seção SOBEST RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ).
Integra a Comissão científica da Seção SOBEST-RJ.