Sobre a clínica
A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ) inaugurou no dia 21 de junho de 2016 a Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita M. R. Deusdará Rodrigues, na Policlínica Piquet Carneiro, unidade pertencente ao complexo de saúde da UERJ.


Esta foi uma data marcante para a profissão e um marco na qualidade da assistência ofertada à população com feridas, estomas e incontinência, uma vez que há uma demanda reprimida e crescente por este tipo de atendimento, sobretudo, com gratuidade. 

Ademais, ressalta-se que a concretização deste sonho há muito idealizado contribui para alavancar ainda mais a excelência do ensino em estomaterapia da ENF/UERJ. Pois, ofertamos um campo de estágio que concentrará o aprendizado prático em um só espaço, evitando a fragmentação do processo ensino-aprendizagem. Além disso, a Clínica foi construída com base nos parâmetros e recomendações teóricas, atua com recurso humano capacitado e com elevada experiência no cuidado em estomaterapia, favorecendo assim, a integração teoria-prática e o desenvolvimento do ensino especializado.


Tem-se também a possibilidade de produzir um vasto conhecimento a partir de pesquisas de natureza diversa, ou seja, pesquisas experimentais e quase-experimentais; estudos epidemiológicos, pesquisas com abordagem qualitativa; testagens de modelos assistenciais; inovações tecnológicas; criações de patentes; elaboração de modelos gerenciais. Enfim, uma multiplicidade de possibilidades, pois a Clínica configura-se como um berçário de produção científica da Enfermagem e da área da saúde.  

 
A concretização da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita M. R. Deusdará Rodrigues ocorreu por meio de auxílio financeiro da FAPERJ e pelo apoio e incentivo de inúmeras pessoas pertencentes ao quadro de funcionários da UERJ, da Policlínica Piquet Carneiro e da Faculdade de Enfermagem. 

 

Neste sentido, agradecemos a todos que contribuíram para que este sonho se realizasse.

Clinica Estomaterapia UERJ 2021 WEB-25
Clinica Estomaterapia UERJ 2021 ALTA-12
Clinica Estomaterapia UERJ 2021 WEB-47
consulta 9 - 31.01 (4)
Clinica Estomaterapia UERJ 2021 ALTA-44
Clinica Estomaterapia UERJ 2021 WEB-9
Clinica Estomaterapia UERJ 2021 WEB-2
Clinica Estomaterapia UERJ 2021 WEB-4
consulta 1 - 01.12.16 (5)
DSC03296
image3
image4

Clínica de Estomaterapia

7.png

Estomas

Feridas

Incontinencia-Urinaria-FemininaInterna_edited.jpg

Incontinências

O que é a Clínica de Estomaterapia?

É um espaço especializado para atender pessoas com problemas ligados à área da Estomaterapia (feridas, incontinências e estomas), com o objetivo de prestar um cuidado seguro e de excelência à população.

Quem pode ser atendido na Clínica?

Pessoas com feridas de diversas causas, estomas e incontinências anal e urinária, oriundos do município do Rio de Janeiro, através de demanda espontânea, encaminhamento pelas Clínicas da Família e/ou pacientes que são atendidos na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Avenida Marechal Rondon, 381 - 2º andar

São Francisco Xavier - Rio de Janeiro - RJ

(Próximo à estação de trem São Francisco Xavier)

Horário de atendimento: Segunda a sexta: 08:00 às 17:00

Telefone de contato: (21) 2566-7322

Enfermeiros da clínica
67b4dce6-b461-4f95-89eb-634d5fd3d407.jpg

Cinthia Cristine Rosa
(Enfermeira Chefe)

Enfermeira da Policlínica Piquet Carneiro. Coordenadora da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues (PPC/UERJ). Pós graduanda do Curso de Enfermagem em Estomaterapia (FENF/UERJ). Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica nos Moldes de Residência / UNIRIO (2010). Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ (2007). Coordenadora do projeto de extensão "Tecnologias de grupos educativos como estratégia para o cuidado às pessoas em situação de  estomaterapia" (PPC/UERJ). Tem experiência na área de: clínica médica, clínica cirúrgica, emergência, terapia infusional de imunobiológicos e gestão em enfermagem.

Clinica Estomaterapia UERJ 2021 ALTA-42.jpg

Caroline Rodrigues 

Mestranda da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela UERJ (2018/2019). Graduada em Enfermagem pela UNIABEU (2006/2010). Preceptora de estágio do curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde maio de 2019 e Enfermeira Estomaterapeuta na referida clínica atuando na assistência as pessoas em necessidade de Estomaterapia desde junho de 2017. Enfermeira plantonista da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Federal do Andaraí desde janeiro de 2021. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ). Experiência na área de cuidados intensivos, emergência, ensino e preceptoria e Estomaterapia.

Fernanda Henriques.jpg

Fernanda Henriques

Especializaçao em Estomaterapia pela UERJ (2019)
Mestre em Enfermagem pela UERJ (2014)
Graduaçao em Enfermagem FENF- UERJ (2009)
Associada SOBEST
Coordenadora do Projeto de Extensão "Apoio a adesão ao Cateterismo intermitente limpo"
Supervisora Clinica Da Policlinica Piquet Carneiro - UERJ
Docente do Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia - UERJ
Preceptora da Clinica de Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues - PPC/UERJ

8083a16f-7da8-451f-b5d0-509e3de62971.jpg

Lucas Malta Souza

Enfermeiro estomaterapeuta preceptor da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro. 
Enfermeiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ/EEAN), especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em Enfermagem em Clínica Médica pela residência do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) e em Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Cursando mestrado acadêmico em enfermagem pela EEAN/UFRJ. Foi professor temporário da EEAN/UFRJ no Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (2019-2021). É membro da Câmara Técnica de Enfermagem em Estomaterapia (CTEET) do COREN-RJ.  Tem experiência prática na área de Enfermagem, atuando principalmente nos temas: Saúde do adulto hospitalizado (clínica médica e terapia intensiva), estomaterapia (ferias e estomias), ensino em saúde e educação permanente.

e66546e2-63e4-42d1-82cc-af0e172e7e3d.jpg

Patrícia Alves dos Santos Silva

Doutoranda em Enfermagem pela ENF-UERJ. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Scrito Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ) - 2014/2016. Especialista em Estomaterapia pela ENF-UERJ (2011-2012). Docente da UNESA. Enfermeira da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro. Coordenadora técnica e preceptora do curso de Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia da ENF/ UERJ. Secretária da Seção SOBEST RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ).

Integra a Comissão científica da Seção SOBEST-RJ.