Coordenação

Prof.ª Dr.ª Déborah Machado dos Santos

Administrativo:

Mirian Lima

Enfermeiros Estomaterapeutas:

Enf.ª Patrícia Alves dos Santos Silva

Enf.ª Priscila Farias Chagas

Enf.ª Caroline Rodrigues de Oliveira

Enf.ª Gabriela Dandara F. Ferreira

Sobre a clínica


A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ) inaugurou no dia 21 de junho de 2016 a Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita M. R. Deusdará Rodrigues, na Policlínica Piquet Carneiro, unidade pertencente ao complexo de saúde da UERJ.


Esta foi uma data marcante para a profissão e um marco na qualidade da assistência ofertada à população com feridas, estomas e incontinência, uma vez que há uma demanda reprimida e crescente por este tipo de atendimento, sobretudo, com gratuidade. 

Ademais, ressalta-se que a concretização deste sonho há muito idealizado contribui para alavancar ainda mais a excelência do ensino em estomaterapia da ENF/UERJ. Pois, ofertamos um campo de estágio que concentrará o aprendizado prático em um só espaço, evitando a fragmentação do processo ensino-aprendizagem. Além disso, a Clínica foi construída com base nos parâmetros e recomendações teóricas, atua com recurso humano capacitado e com elevada experiência no cuidado em estomaterapia, favorecendo assim, a integração teoria-prática e o desenvolvimento do ensino especializado.


Tem-se também a possibilidade de produzir um vasto conhecimento a partir de pesquisas de natureza diversa, ou seja, pesquisas experimentais e quase-experimentais; estudos epidemiológicos, pesquisas com abordagem qualitativa; testagens de modelos assistenciais; inovações tecnológicas; criações de patentes; elaboração de modelos gerenciais. Enfim, uma multiplicidade de possibilidades, pois a Clínica configura-se como um berçário de produção científica da Enfermagem e da área da saúde.  

 
A concretização da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita M. R. Deusdará Rodrigues ocorreu por meio de auxílio financeiro da FAPERJ e pelo apoio e incentivo de inúmeras pessoas pertencentes ao quadro de funcionários da UERJ, da Policlínica Piquet Carneiro e da Faculdade de Enfermagem. 

 

Neste sentido, agradecemos a todos que contribuíram para que este sonho se realizasse.

DSC03292
consulta 8 - 07.11.16 (16)
consulta 9 - 31.01 (4)
DSC03295
consulta 1 - 21.11.16 (22)
Consulta 02 - 14.06 (7)
Consulta 04 - 15.05.17 (5)
consulta 1 - 01.12.16 (5)
DSC03296
image3
image4

O que é a Clínica de Estomaterapia?

É um espaço especializado para atender pessoas com problemas ligados à área da Estomaterapia (feridas, incontinências e estomas), com o objetivo de prestar um cuidado seguro e de excelência à população.

Quem pode ser atendido na Clínica?

Pessoas com feridas de diversas causas, estomas e incontinências anal e urinária, oriundos do município do Rio de Janeiro, através de demanda espontânea, encaminhamento pelas Clínicas da Família e/ou pacientes que são atendidos na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Perfil da Clínica de Estomaterapia

Estomas

Feridas

Incontinências

Avenida Marechal Rondon, 381 - 2º andar

São Francisco Xavier - Rio de Janeiro - RJ

(Próximo à estação de trem São Francisco Xavier)

Horário de atendimento: Segunda a sexta: 08:00 às 17:00

Telefone de contato: 2334-2322

Faculdade de Enfermagem UERJ

Boulevard 28 de setembro, 157

7º andar - Vila Isabel - Rio de Janeiro

(21) 2868-8236

Policlínica Piquet Carneiro

Av. Marechal Rondon, 381 - 2º andar

S. Francisco Xavier - Rio de Janeiro

(21) 2334-2322

    © 2017 - Estomaterapia UERJ