Composição do corpo docente

  • NORMA VALÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA SOUZA

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). É professora permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Enfermagem da UERJ. É procientista da UERJ e bolsista de produtividade do CNPq. É líder do grupo de pesquisa: O mundo do trabalho como espaço de produção de subjetividade, tecnologias e formação profissional em saúde e enfermagem. Também foi presidente seccional da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) do Rio de Janeiro (2018-2020). Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Enfermagem em Estomaterapia e Enfermagem Cirúrgica. Atua principalmente nos seguintes temas: subjetividade e trabalho, saúde do trabalhador, organização e processo de trabalho em saúde e enfermagem, estomaterapia, formação de enfermagem, inovação e tecnologia.

 

  • CAROLINA CABRAL PEREIRA DA COSTA

Doutora (2019) e Mestre (2013) em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Linha de Pesquisa II - Intitulada: O Trabalho e a Formação em Saúde e Enfermagem; Especialista em Estomaterapia TiSOBEST (Titulada pela Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST) e Especialista em Enfermagem do Trabalho, ambos pela UERJ; Graduada em Enfermagem pela UERJ (2010); Professora Assistente do Departamento Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ e Professora do Centro Universitário Celso Lisboa; Professora dos cursos de Pós graduação em Estomaterapia e em Enfermagem Clínica, da UERJ. Membro do Comissão Científica seccional da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa “O mundo do trabalho como espaço de produção de subjetividade, tecnologias e formação profissional em saúde e Enfermagem - (ENF/UERJ)”. Tem experiência na área de Ensino, enfermagem clínica, saúde do trabalhador, estomaterapia, clínica cirúrgica, administração em enfermagem e pesquisa em enfermagem. Atuação em Pesquisas nas seguintes áreas: Saúde do Trabalhador; Enfermagem Clínica; Formação e Educação Profissional; Enfermagem em Estomaterapia, Tecnologias do cuidado.

 

  • CAROLINE RODRIGUES DE OLIVEIRA

Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela UERJ (2018/2019). Graduada em Enfermagem pela UNIABEU (2006/2010). Preceptora de estágio do curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde maio de 2019 e Enfermeira Estomaterapeuta na referida clínica atuando na assistência as pessoas em necessidade de estomaterapia desde junho de 2017. Enfermeira plantonista da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Federal do Andaraí desde janeiro de 2021. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ). Experiência na área de cuidados intensivos, emergência, ensino e preceptoria e estomaterapia.

  • PATRICIA ALVES DOS SANTOS SILVA

Doutoranda em Enfermagem pela ENF-UERJ. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Scrito Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ) - 2014/2016. Especialista em Estomaterapia pela ENF-UERJ (2011-2012). Docente da UNESA. Enfermeira da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro. Coordenadora técnica e preceptora do curso de Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia da ENF/ UERJ. Secretária da Seção SOBEST RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Enfermagem (ENF/UERJ).

 

  • ADRIANA BISPO ALVAREZ

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Departamento Fundamental (2018). Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Departamento Fundamental (2012). Enfermeira Estomaterapeuta pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. Capacitada em Laserterapia no Tratamento de Lesões pela Zion Saúde (2019). Associada da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Parecerista Ad-Hoc da Revista Estima (Revista da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências). Membro da Comissão Permanente UFRJ-Macaé Acessível e Inclusiva (CPAI) do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.

 

  • ADRIANA DE OLIVEIRA PINHEIRO GARRIDO

Graduada em Enfermagem pela UFF em 1994. Especialização em Enfermagem do Trabalho, Faculdade Souza Marques, 2008. Curso de Extensão em Enfermagem Hiperbárica pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica em 2019. Pós- graduanda em Enfermagem Aeroespacial até o momento. Curso de Extensão em Preparação de Instrutores, FAB, 2019.  Atua como Suboficial da Força Aérea Brasileira desde 1996 até o presente momento. Desenvolve atividades de Instrutora de Treinamento Fisiológico no Instituto de Fisiologia Aeroespacial IMAE, Instrutora de Night Vision Gogles (NVG) no Instituto de Fisiologia Aeroespacial IMAE desde 2002, Instrutora dos Cursos Operacionais (APH) do Instituto de Fisiologia Aeroespacial IMAE. Professora da Disciplina Enfermagem Hiperbárica no Curso de Especialização em Estomaterapia da UERJ desde 2014 até momento atual.

 

  • ALESSANDRA ZANEI BORSATTO

Mestrado em Enfermagem pela UERJ. Residência em Enfermagem em Oncologia pelo INCA e Pós Graduação Lato Sensu em Estomaterapia pela UERJ. Enfermeira oncologista e estomaterapeuta do Instituto Nacional de Câncer (INCA), atuando na assistência, ensino e gerência - coordenação do ambulatório interdisciplinar de cuidados paliativos HC IV/INCA. Membro da comissão científica e docente do Curso de Extensão em Cuidados Paliativos Instituto COI. Professora convidada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (pós graduação lato sensu em enfermagem oncológica e em estomaterapia); professora convidada do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (pós graduação lato sensu multiprofissional em oncologia e em dor).

 

  • ANDRE MACIEL DA SILVA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Residência em Cirurgia Oncológica no Instituto Nacional de Câncer. Especialização em Cirurgia Oncológica no Instituto Nacional de Câncer e em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense.

 

  • CAMILA CANTARINO NASCENTES

Mestrado em Enfermagem no Departamento de Enfermagem em Saúde Pública - Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP - FIOCRUZ (2008). Especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP (2009).

 

  • CAMILA DRUMOND MUZI

Doutorado em Saúde Coletiva no IESC-UFRJ (2017). Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP-FIOCRUZ na sub-área Epidemiologia Ambiental (2009). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2019) e em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Pós-graduação em Enfermagem Oncológica na modalidade de residência pelo Instituto Nacional de Câncer (2007), Atualmente cursa a Residência Médica em Clínica Geral no Hospital Adventista Silvestre e é enfermeira assistencial do serviço de cirurgia abdômino-pélvica do Instituto Nacional do Câncer.

 

  • CAMYLE DE MELO DOS SANTOS

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense - UFF (2018). Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Fundação Técnico-educacional Souza Marques em convênio com a Seiton Cursos Preparatórios e de Aperfeiçoamento Profissional Ltda (2010), especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente exerce a função de Clinical Specialist da 3M do Brasil Ltda, desenvolvendo atividades técnico-educacionais em Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e Acesso Vascular.

 

  • CARLA FERREIRA RODRIGUES DIAS BARROS

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1999). Especialista em Cardiologia para o Enfermeiro pela Universidade Gama Filho / UGF (2012). Especialista em Estomaterapia com ênfase em feridas, estomias e incontinências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ (2014). Especialização em MBA: Gestão em saúde e administração hospitalar pela Universidade Estácio de Sá / UNESA (2016). Aluna especial do curso de Mestrado em Enfermagem, a disciplina "Métodos Qualitativos de Pesquisa: Abordagem Fenomenológica" na Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ (2015). Professora convidada do curso de especialização em Estomaterapia da ENF-UERJ.

 

  • CATARINA DE MELO GUEDES

Mestre em Enfermagem pela UERJ. Pós-graduação em Estomaterapia pela UERJ. Representante de vendas de continence Care Coloplast. Realiza palestras e treinamentos com o tema.

 

  • CÉLIA CALDEIRA FONSECA KESTENBERG

Enfermeira e Psicóloga Clínica. Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da UERJ. Especialista em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Formação em Gestalt terapia pelo Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão. Especialista em Hipnose Clinica pelo Instituto Brasileira de Hipnose. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UERJ na área de Saúde Mental. Professora da Pós Graduação Latto Sensu da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenadora do Programa de Extensão Oficina de Saberes e Praticas Criativas em Saúde (PROCRIAR) da referida instituição. Coordenadora do projeto de Extensão Vivendo Vivencias: laboratório de habilidades interpessoais UERJ e do Projeto de extensão Cuidadores Itinerantes.

 

  • DANIELLE DE MENDONÇA HENRIQUE

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenadora do Projeto de Extensão Liga Acadêmica de Trauma e Emergência de Enfermagem UERJ e dos projetos de Pesquisa - Sepse na Unidade de Terapia Intensiva: Ferramentas para o Cuidado Seguro e Indicadores de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde: Uma Ferramenta para o Cuidado Seguro. Participa do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ intitulado Tecnologias em Saúde e Enfermagem no Contexto da Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar. Professora convidada do Curso de Especialização em Enfermagem Intensivista da UERJ e do Curso de Especialização em Estomaterapia da UERJ. Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Queimadura (2021/2022).

 

  • DAYSE CARVALHO DO NASCIMENTO

Doutoranda em Enfermagem da FENF/UERJ. Especialista em Estomaterapia pela UERJ (Estomaterapeuta Ti SOBEST) e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela UERJ.  Coordenadora da Comissão de Curativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Configurações do mundo do trabalho, Saúde do trabalhador e Enfermagem da FENF/UERJ. Membro do Núcleo de Segurança do Paciente do HUPE/UERJ. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção de Lesão por Pressão do NSP- HUPE/UERJ.

 

  • DIANA AMADO BAPTISTA DOS SANTOS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) que é oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fundação Oswaldo Cruz. Possui graduação em Bblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010). Realizou pós-graduação lato senso na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em Ergodesign de Interfaces: usabilidade e arquitetura de informação (2015). Atualmente atua como Bibliotecária da Biblioteca Biomédica B - CB/B (Áreas: Enfermagem e Odontologia) da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

  • DIOGO PAGNONCELLI

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2004), graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2004) e mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Trabalha também como fotografo e estagiário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

  • FLÁVIA FIRMINO

Enfermeira oncologista, estomaterapeuta e laserterapeuta. Doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela USP. Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Câncer. Enfermeira assistencial na Unidade de Cuidados Paliativos - Hospital de Câncer 4.

 

  • FERNANDA HENRIQUES DA SILVA

Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2015. Pós graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pela AMIB em 2014. Pós graduada em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho em 2010 e em Enfermagem em Estomaterapia (2019). Cursou Disciplina Isolada do Mestrado em Enfermagem da UERJ intitulada Planejamento da Prevenção de Riscos no Trabalho como aluna Especial sob orientação da Professora Doutora Maria Yvone Chaves Mauro em 2010. Atuou como Bolsista PROATEC/UERJ em Enfermagem do Trabalho na Policlínica Piquet Carneiro/ UERJ no Projeto de Pesquisa intitulado: Implantação do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Ploliclínica Piquet Carneiro de junho/2011 a dezembro de 2012. Enfermeira Plantonista no Centro de Atenção à Saúde do Homem e no Núcleo de Disfunções Miccionais, que são ambulatórios de Atenção Secundária da Policlínica Piquet Carneiro/UERJ.

 

  • GISELA MARIA ASSIS

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade de Brasília (UNB). Estomaterapeuta pela PUCPR, titulada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (TISOBEST - 2013). Enfermeira responsável pelo ambulatório de tratamento conservador da Incontinência Urinária do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Presidente e Diretora Científica do Instituto Fluir. Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST (2021-2023). Editora Associada do Brazilian Journal of Enterostomal Therapy.

 

  • GRAZIELE RIBEIRO BITENCOURT

Doutorado pelo Programa Acadêmico em Ciência do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF), Mestrado pelo MACCS/UFF. Professora assistente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (20h) e enfermeira do Hospital Universitário Gaffree e Guinle (40h). Foi Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense e gerente de serviço de saúde na Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim (UISMAV) pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SMS/RJ).

 

  • JUNIA LEONNE DOURADO DE ALMEIDA LIMA

Enfermeira TiSOBEST. Mestre em Enfermagem pela Unicamp - Campinas (2009), Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar (UFMG), Estomaterapia (UNICAMP), Enfermagem Obstétrica (UNASP), Saúde da Mulher no Climatério (USP), Reabilitação do Assoalho Pélvico e Tratamento de Incontinência Urinária para Fisioterapeutas (UNIFESP). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, em Ponte Nova – MG. Proprietária da Fisio & Enf: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Tratamento de Incontinência Urinária. Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST).

 

  • KARINNA CHAMMA DI PIERO

Mestre em Saúde Coletiva (IFF/FIOCRUZ), especialista em enfermagem clínica médico-cirúrgica (UNIRIO - MB), enfermagem dermatológica (UGF), estomaterapia (UERJ), qualidade em saúde e segurança do paciente (ENSP-FIOCRUZ) e capacitada em pé-diabético (SMSDCRJ). Enfermeira do HUCFF/UFRJ - Coordenadora da Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), preceptora de residência multiprofissional do HUCFF-UFRJ, professora convidada dos cursos de graduação de enfermagem e terapia ocupacional da UFRJ, além da pós graduação de estomaterapia da UERJ.

 

  • LIGIA MAGALHÃES ABREU

Mestre em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós graduada em Gestão da Segurança de Alimentos (Especialização) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Docente nos cursos de Gastronomia e Técnico de Nutrição pelo Senac Rio. Docente de Higiene e controle de alimentos pelo Colégio Carlos Gomes. Nutricionista voluntária da equipe multidisciplinar na GRACO com atuação na área de saúde coletiva, com ênfase em terapia nutricional e reeducação alimentar nas doenças crônicas não transmissíveis. Pesquisa voltada para Nutrição e Cirurgia Bariátrica. Atuou nas áreas de Produção de Refeições Coletivas, Boas Práticas e Controle de Qualidade na Manipulação e Produção de Alimentos, Gerenciamento de Estoque, Coordenação de equipe de produção em Unidades de Alimentação, com atuação em empresas de grande porte. Aprovada em 1º Lugar em 2017 e em 2º Lugar em 2018 em processo seletivo para Professor Substituto do Curso de Gastronomia, setor Nutrição e Gastronomia do INJC da UFRJ.

 

  • LILIAN PRATES BELEM BEHRING

Doutorado em enfermagem cardiovascular pela UFRJ (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiologia, Neurologia,Terapia intensiva, Emergência, tecnologia da informação , Telessaude e Alta Complexidade, especialista em gestão de saúde(IBMEC) e Terapia Intensiva( UERJ), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ com enfase em cardiologia(2002),. Professora convidada de pós-graduação / especialização na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade -UNESA no estado do Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida no município do RJ e Cabo Frio, UniFoa (Volta Redonda-RJ), UnigranRio (Caxias-RJ), Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular da Universidade Estadual do Amazonas-UEA). Preceptora do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ da Unidade Coronariana Intensiva. Coordenadora Nacional do programa da Rede Universitária de Telemedicina RUTE/SIG Enfermagem Intensivista e de Alta Complexidade. Colaboradora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, coordenadora do projeto Capacita Coren-RJ (gestão 2018-20) Coordenadora de Cursos de Urgência e Emergência do Programa telessaúde Brasil núcleo Rio de Janeiro, coordenadora nacional do Grupo Ressuscitation-RUTE. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem e Membership American Heart Association

 

  • LINA MONETTA SILVA

Mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) em 1983. Especialista em Enfermagem em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE). Fundadora da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE) em 1998. Presidente da SOBENDE nos interstícios 1998-2000, 2000-2003, 2006-2009. Editora Chefe da Revista Pelle Sana (1999-2000), Tesoureira na gestão 2013-2016 e Diretora da Área de Atuações na gestão 2018-2019. Integrante da Associação Brasileira de Enfermagem e Membro Ativo da Dermatology Nursing Association. Professora da PUC de Goiânia e da UNIVAP nos cursos de Especialização de Enfermagem em Dermatologia. Diretora de Enfermagem da Bio Sana's Serviços de Saúde.

 

  • LIVIA NUNES RODRIGUES LEME

Mestrado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, em 2007. Pós-graduada em Farmacologia, pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, em 2013; em Enfermagem Oncológica, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, em 2015; e em Enfermagem em Estomaterapia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2018. Exerce atividades no Hospital Universitário Antônio Pedro, atuando no Centro de Terapia Intensiva, e no Ministério Público Federal, atuando com Saúde do Trabalhador.

 

  • LUANA FERREIRA DE ALMEIDA

Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Chefe do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC) da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Especialização em Terapia Intensiva na modalidade de Residência pela UERJ (2002). Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fiocruz. Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE - UERJ). Membro do Comitê Estadual de Segurança do Paciente do Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

 

  •  LUCIAN DA SILVA VIANA

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Mestrado em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA e Aperfeiçoamento em Pesquisa Oncológica pelo Centro de Pesquisa (INCA). Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (INCA) e Especialista em Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

 

  • LUCIA HELENA GARCIA PENNA

Doutora em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueiras da Fundação Oswaldo Cruz. Professora Associado do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher - Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, enfermagem obstétrica, saúde reprodutiva, cuidado de enfermagem, violência, gênero, sexualidade e consulta de enfermagem pré-natal. Líder do Grupo de Pesquisa: GÊNERO, VIOLÊNCIAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e em Saúde da Mulher e Obstetrícia Social.

 

  • MARISTELA FREITAS SILVA

Doutora em Bioética pelo Programa de Pós Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva/ UFRJ. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica (DEMC / UERJ) Enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE / UERJ). Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Coordenadora, Preceptora e Professora do Programa Centro Cirúrgico do Curso de Especialização em Residência em Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período de 2009 a 2015.

 

  • MARISTELA LOPES GONÇALVES NUNES

Mestre em Ciências pelo Programa em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2018). Especializada em Enfermagem e Emergência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2001). Professora convidada dos cursos em especialização em Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Membro do Conselho Científico da SOBEST-Seção Rio de Janeiro, gestão 2015-2017. Membro efetivo do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia: estomas, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal da Escola de Enfermagem da USP (GPET-EEUSP) desde 2015. Atualmente é professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paraná.

 

  •  MAURICIO CUPELLO PEIXOTO

Doutorado em Biologia Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Escola de Saúde e Coordenador do curso de Enfermagem na Unigranrio. Professor de biologia para pré-vestibular em medicina do grupo Hexag e membro da equipe de ensino superior da maior Plataforma de Biologia Virtual do Brasil: Biologia Total (fundada e coordenada pelo professor Paulo Jubilut) ministrando vídeo aulas nas áreas de ciências em saúde.

 

  • MONICA DE FÁTIMA BOLZAN

Residência em Enfermagem Oncológica no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Enfermeira do INCA com ênfase em Cuidados Paliativos.

 

  • PATRICIA BRITTO RIBEIRO DE JESUS

Mestre em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Residência em Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIRIO/MS - Unidade de Treinamento: Hospital Central do Exército. Especialista em Controle de Infecção em Assistência á Saúde pela EEAAC/UFF. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenação Adjunta do Laboratório de Simulação e Habilidades de Enfermagem. Secretária da SOBENDE - Regional RJ. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem e nos Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergência e de Enfermagem em Dermatologia do Centro Universitário Celso Lisboa.

 

  • PATRICIA SERRÃO ABELHA

Especialização de enfermagem em Terapia Intensiva e Dermatologia, proficiência e preceptoria de residência em Onco-hematologia, Quimioterapia e TMO. Docência em enfermagem, elaboração e implementação de protocolos, fluxos, rotinas e comitês de enfermagem (curativos, acessos venosos, segurança do paciente, prontuários). Participação direta em processos de Acreditação Hospitalar (ONA, Joint Commission, Qmentum).
Pesquisa Clínica (estudo clínico com infusão de droga experimental para LMA).

 

  • PAULA DE ARAUJO NICOLINI ROSA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2004) e título de Especialista em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, atuando no Instituto Fernandes Figueira como Enfermeira Coordenadora da Enfermaria de Cirurgia Pediátrica. Também é professora colaboradora dos cursos de especialização e residência em enfermagem pediátrica e em enfermagem neonatal.

 

  • PAULA SOARES BRANDÃO

Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- ENSP/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Enfermagem em saúde coletiva, com ênfase em saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: Hanseníase, Atenção Primária à Saúde e Gestão. Professora assistente do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, Faculdade de Enfermagem - UERJ, leciona no Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Residência, supervisão de estágio/internato em saúde da família, membro do projeto de extensão "A Enfermagem em Saúde Pública e a prática educativa: uma experiência a nível local", do grupo de pesquisa " Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva", conselheira suplente do Conselho Regional de Enfermagem - COREN-RJ, membro titular do Departamento de Atenção Primária à Saúde da ABEn seção RJ, voluntária do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e representante do Brasil no Painel de Mulheres e Homens afetados pela Hanseníase da ILEP.

 

  • PRISCILLA FARIAS CHAGAS

Mestranda em Enfermagem pela ENF/UERJ. Pós-graduação Lato Sensu em estomaterapia pela UERJ (2018). Enfermeira administrativa do Home Care New Med Family, efetuando auditoria de prontuários, relatórios, educação permanente para técnicos de enfermagem, avaliação de pacientes em unidades hospitalares, visitas domiciliares, atendimentos de emergência e gerenciamento de enfermagem. Professora do curso técnico de enfermagem Luna Carrascosa, acompanhando os alunos na prática hospitalar em clínica médica. Enfermeira visitadora da cooperativa COOERJ. Coordenadora do núcleo de feridas do Home Care Equilíbrio.

 

  • PRISCILA FRANCISCA ALMEIDA

Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2019). Estomaterapeuta pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2019). Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2012). Preceptora do curso de especialização modalidade residência de enfermagem em clínica cirúrgica da UERJ. Membro efetivo, atuando como coordenadora, do grupo de apoio ao estomizado HUPE/UERJ. Enfermeira chefe da unidade de cirurgia geral e coloproctologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto

 

  • ROBERTO CARLOS LYRA DA SILVA

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Professor Associado IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências. Pesquisador Líder do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS/CNPq e Coordenador do Laboratório de Simulação e Avaliação de Usabilidade e Fator Humano da UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - ATS, avaliação de usabilidade e fator humano e segurança do paciente.

 

  • SANDRA REGINA MACIQUEIRA PEREIRA

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery – RJ. Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE, Especialista em Terapia Intensiva pela ABENTI/AMIB. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem/UERJ, exercendo os cargos de Coordenadora do Curso de Especialização Enfermagem Intensivista, professora dos cursos de Pós graduação lato sensu Enfermagem Intensivista, Clinica, Oncologia e Estomaterapia.

 

  • THAISA DANTAS DE OLIVEIRA SOUZA

Graduada em publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) no ano de 2016; pós graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2020. É gerente de gestão de processos na empresa AMBEV. Tem experiência em recursos humanos, recrutamento e seleção, treinamentos, gestão e qualidade de processos internos.